top of page

Cobertura

Atualizado: 25 de jun. de 2019


A função de uma cobertura é proteger o espaço interno da edificação das intempéries do ambiente exterior (como exemplo: neve, chuva, vento etc.), concedendo aos usuários privacidade e conforto através de proteção acústica e térmica. Além disso, a cobertura também promove a captação e distribuição das águas pluviais, conduzindo-as ao solo, ou a uma tubulação específica para esse fim.


Como opções de cobertura, pode-se adotar o Telhado (com telhas cerâmicas ou metálicas), ou, em certas situações, uma Laje impermeabilizada.


Falando sobre uma cobertura composta por telhas de barro, segue abaixo um esquema de sua estrutura. (veja mais aqui sobre telhas de barro).


Nesta figura, é possível observar que um telhado é composto pelas telhas, pela trama (caibros e ripas), pelas terças e por fim, pelas tesouras.


Começando pela estrutura principal. Abaixo segue uma figura identificando a nomenclatura de cada parte de uma tesoura.

As tesouras são compostas por um sistema estrutural de treliças, ou seja, barras ligadas umas às outras pelas suas extremidades (região denominada como nó) de forma que um conjunto apresenta um formato de triângulo. Por fim, uma tesoura é composta por vários desses "triângulos".


Por ser um elemento estrutural, é necessário que um profissional capacitado seja consultado para o seu correto dimensionamento.


Sobre as tesouras, temos uma estrutura secundária denominada Terças. Sua função é de servir de apoio para a trama, que por sua vez é composta por caibros e ripas.


Finalmente, por cima de toda essa estrutura, vem a telha. Dentre as possibilidades, podem-se adotar telhas de barro ou telhas metálicas.


Com relação ao material da estrutura do telhado, podem-se adotar madeira ou metálica. Abaixo segue um exemplo de cada uma.





Eng. Cassiano Zago

Comments


bottom of page