Fundação em Sapata Isolada ou Corrida
- cassianozago
- 18 de nov. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 25 de jun. de 2019
De acordo com a norma ABNT NBR 6122, Sapata é definida como “elemento de fundação superficial, de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta para esse fim”. Além dessa descrição, a norma ABNT NBR 6118 define sapatas como “estruturas de volume usadas para transmitir ao terreno as cargas de fundação, no caso de fundação direta”.
De forma resumida, as cargas provenientes da estrutura irão ser distribuídas para o solo por meio de uma base de concreto armado, que possui dimensões maiores quando comparadas com um pilar. Essa base de concreto é denominada como Sapata.

A escolha desse tipo de fundação irá ser fundamentada com base na resistência do solo superficial. Dê uma olhada nesse artigo sobre Sondagens. (link)
Solos com boa resistência nas primeiras camadas são essenciais para essa solução.
Entendem-se por primeiras camadas como, a partir da superfície, uma profundidade máxima de 2 vezes a maior dimensão da sapata, quando isolada, ou 2 vezes a menor dimensão, quando corrida.
A diferença entre Sapata isolada, Sapata associada e Sapata corrida está apenas nas suas disposições e suas dimensões.
A Sapata isolada, como o próprio nome diz, está isolada das outras e suporta a carga de apenas um pilar.

A Sapata associada, suporta a carga de mais de um pilar.

A Sapata corrida, normalmente é utilizada em edificações com Alvenaria estrutural. Este tipo de fundação suporta cargas lineares (parede) ao longo de todo o seu comprimento.

Independente da solução adotada, é importante sempre o acompanhamento de um Engenheiro capacitado para chegar nas melhores soluções estruturais, e consequentemente, resultando em uma edificação isenta de problemas futuros.
Eng. Cassiano Zago
留言