Viga Alavanca ou de Equilíbrio
- cassianozago
- 27 de jan. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 25 de jun. de 2019
Viga Alavanca, ou Viga de Equilíbrio, é uma estrutura que auxilia na distribuição de cargas nas fundações, sejam elas profundas (estacas) ou rasas (sapatas ou blocos).

Quando um pilar fica desalinhado com o centro da fundação, as cargas que chegam desse pilar não são distribuídas corretamente para o solo. Na engenharia, diz-se que se gera uma excentricidade na fundação.
Como resultado, a base da fundação tende a girar de forma a encontrar o equilíbrio das cargas.

Normalmente, onde ocorrem tais excentricidades são regiões de divisas de terrenos. Isso se deve ao fato da necessidade do pilar ficar faceado com a linha de divisa impossibilitando que a fundação, sempre com dimensões maiores que a do pilar, fique centralizada.
Uma forma de se equilibrar essas cargas é com a utilização de Vigas Alavanca, que tem a função de restringir o giro do apoio da fundação que possui essa excentricidade. Ou seja, para que a fundação que possui a excentricidade não gire, a fundação adjacente a ela terá uma carga adicional de forma a manter o equilíbrio de toda a estrutura.
Por ser um elemento estrutural de grande responsabilidade, sempre devemos ter uma atenção redobrada quanto ao seu dimensionamento. Portanto, é de grande importância a consulta de um engenheiro especializado em dimensionamento estrutural para não termos problemas futuros na edificação.
Eng. Cassiano Zago
Comments