top of page

Canteiro de Obras

Atualizado: 25 de jun. de 2019


Antes de iniciar uma obra, ou seja, um trabalho de construção civil, torna-se necessário organizar o local onde se desenvolverão os serviços de modo a evitar confusão e a perda de tempo, otimizando assim os processos e garantido naturalmente a economia e a qualidade da obra.



A seguir uma breve descrição dos itens primordiais de um canteiro.


a) Tapume: Destinado ao fechamento do canteiro de obras, de modo a impedir ou dificultar a entrada de pessoas estranhas e a saída indevida de materiais e equipamentos necessários da obra. É geralmente uma parede ou cerca de madeira de qualidade inferior ou compensada.


b) Almoxarifado: Local destinado à guarda de materiais e seu controle e distribuição para a obra. É geralmente uma construção provisória tipo barracão, mas ultimamente vem sendo utilizados contêineres com portas e cadeados para melhorar a proteção dos materiais e equipamentos. Nessas estruturas são armazenados os sacos de cimento, gesso, condutores elétricos, ferragens, tintas, portas, janelas, grades etc. Conforme o avanço da obra, é comum essa estrutura ser devolvida ou desmontada e ser utilizado algum ambiente dentro da construção para tal finalidade.


c) Escritório: Obras de grande porte necessitam de uma estrutura de escritório para serviços administrativos e técnicos. Além disso, os projetos executivos, diário de obra, notas fiscais, controle de ponto e computadores etc., exigem um local apropriado e com boas condições para sua utilização.


d) Sanitários: Todos os trabalhadores de um canteiro de obra necessitam de sanitários adequados para suas necessidades. Nesse sentido, é possível locar banheiros químicos com empresas especializadas que resolvem o problema, tanto da instalação da estrutura, quanto do rejeito gerado.


e) Casa de Vigia: Toda obra possui equipamentos e materiais com grande valor agregado, portanto, é de grande importância que se tenha um profissional cuidando desses bens.


f) Depósito de Areia e de Brita: Local destinado à armazenagem dos agregados para sua construção. Sua localização deve ser próxima das centrais de preparo de concreto ou argamassas.


g) Depósito de Cal: Local destinado à extinção da cal virgem e armazenagem para posterior emprego.


h) Depósito de Ferro de Construção: Consiste em um local onde são armazenados as barras de aço para o concreto armado. Sua localização deve ficar próxima da central de dobra.


i) Central de Preparo do Concreto: Pode ser um local complexo com grandes equipamentos, ou apenas um local para se deixar uma betoneira, destinada à mistura dos ingredientes do concreto. Em algumas obras, apenas uma prancha de madeira, onde o concreto é virado na enxada, é o suficiente.


j) Depósito de Madeira: Local para guardar os madeiramentos da obra. Para obras de pequeno porte, só o almoxarifado já é o suficiente.


l) Garagem: Dependendo do porte da obra, pode ser necessário uma estrutura de garagens para carros, caminhões ou equipamentos mais pesados.


n) Oficinas: Para obras de grande porte, pode ser necessário uma estrutura de oficina para manutenção dos equipamentos da obra.



Abaixo segue um exemplo de uma instalação para um canteiro de obras.



Toda essa estrutura do canteiro de obras é essencial em obras de grande porte. Em pequenas construções, ou mesmo em reformas, apenas itens fundamentais são necessários para garantir boas condições de trabalho para os operários, bem como segurança dos materiais.



Eng. Cassiano Zago

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page