Locação da Obra
- cassianozago
- 14 de out. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de jun. de 2019
Marcar, ou locar uma obra, consiste em demarcar no terreno a exata posição da edificação. É por meio dela que iremos saber se as fundações, e consequentemente as paredes e pilares estarão posicionados corretamente.
Com base no projeto executivo arquitetônico (link) e no projeto executivo estrutural (link) faz-se a marcação no terreno com a ajuda da tabeira, barrotes, trena, esquadro, nível, prumo e fio de naylon. Em alguns casos, pode-se fazer uso do Teodolito, que é uma ferramenta da Topografia que possui a finalidade de locar a obra de forma mais precisa.
Para a locação da edificação, podemos utilizar um elemento denominado Tabeira.
O processo de construção da Tabeira consiste em cercar todo o local da construção com um cavalete corrido contínuo de tábuas ou sarrafos nivelados e em esquadros, fixados ao solo por barrotes enterrados que servirão de base para o cavalete. Sobre esse cercado de tábuas niveladas é que são marcadas as distâncias indicadas pelos projetos.

Alguns cuidados são necessário para a confecção da Tabeira. São eles:
O nivelamento horizontal da tabeira é feito com a ajuda de um nível de bolhas e nível de tubo (aquela mangueira transparente com água);
O esquadro é realizado com a ajuda de um esquadro de mão, ou com a regra do triângulo 3-4-5, na qual mede-se dois lados perpendiculares entre si (por exemplo 3m um lado e 4m o outro lado) e a ligação entre eles, formando o triângulo deve ser de 5m;
As mestras, tábuas ou sarrafos das tabeiras, devem ficar cerca de meio metro acima do solo e bem niveladas e esquadrejadas;
Um cuidado adicional deve ser tomado quando a obra está confinada entre duas edificações vizinhas. Nesse caso, a tabeira tem que ter dimensões suficientes para demarcar o terreno, mas sem limitar os corredores de acesso do terreno em construção, dificultando assim a vida do operário.
Por fim, uma obra bem locada, trará bons resultados na etapa de construção, e consequentemente, no bolso do proprietário, uma vez que, quem quer fazer bem feito, faz apenas uma vez e não duas.
Eng. Cassiano Zago
Σχόλια