Sondagem
- cassianozago
- 4 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de jun. de 2019
Para o dimensionamento de uma fundação, é necessário o conhecimento do solo e de sua resistência. Sondagem é o nome que se dá a esse processo.
De maneira geral, antes do início de qualquer obra, deve ser realizado o estudo do solo através da sondagem, de forma a garantir segurança e economia de materiais, evitando-se assim que problemas ocorram no futuro.
Um estudo de sondagem do terreno deve nos fornecer as seguintes informações:
As propriedades mecânicas do solo, tais como: Resistência, Permeabilidade e Compressibilidade;
A existência de água assim como o nível de lençol freático encontrado durante a investigação do solo;
Espessura de cada camada do solo até a profundidade desejada;
Profundidade da camada rochosa ou do material impenetrável ao amostrador.
Abaixo seguem os tipos de sondagem disponíveis no mercado:
Sondagem à Percussão (SPT)
Sondagem à Percussão com Torque (SPT-T)
Sondagem a Trado
Sondagem Rotativa Mista (solo e rocha)

Na prática, o método mais tradicional utilizado é o da Sondagem à Percussão (SPT - Standard Penetration Test).
A empresa que executa esse tipo de serviço deve estar de acordo com a norma ABNT NBR-6484 – Solo – Sondagens de Simples Reconhecimento – SPT.
Para o início dos trabalhos da empresa de sondagem, é necessário que o Engenheiro Responsável pela obra oriente onde serão os pontos de amostragem. Para isso, ele irá se basear no projeto executivo da edificação.
Após definidos os pontos, é instalado o equipamento de sondagem, que consiste em um tripé (ou torre) com cerca de cinco metros de altura, acoplado com um martelo de 65kg, roldanas e um motor para movimentar o martelo.
A operação desse equipamento é realizada da seguinte forma:
Com a ajuda do motor e uma roldana, operado manualmente, aplica-se a energia do peso do martelo de 65 kg em queda livre, com uma altura de 75 centímetros, na parte superior da haste. Conforme a haste penetra no solo a mesma recolhe amostras por meio de um amostrador padrão (chamado amostrador Terzaghi & Peck) acoplado na sua parte inferior.
As medições são feitas conforme a haste penetra no solo. Com base na marcação na haste de três trechos de 15 centímetros (somando um total de 45 centímetros), é feito as anotações de quantos golpes foram necessários para cravar cada uma das três marcações.
Como resultado final, será emitido um relatório técnico com informações relevantes para o projeto de fundações. Esse documento será utilizado pelo Engenheiro responsável para recomendar a melhor solução de fundação para sua edificação.
Eng. Cassiano Zago
Comments