Brita (Agregado Graúdo)
- cassianozago
- 28 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de jun. de 2019
A brita nada mais é do que uma pedra fragmentada, manualmente ou mecanicamente, originária de uma pedra de maior dimensão (conhecida como matacão).

Sua diferença com a areia está apenas em sua dimensão. No caso das areias (veja mais sobre), sua granulometria (tamanho) possui valores abaixo de 4,8 mm. No caso de britas, sua granulometria possui valores acima de 4,8 mm.
Um concreto é composto pelos seguintes materiais: Cimento, Areia, Brita e Água. Logo, fica evidente que é fundamental termos conhecimento da importância desses materiais, já que, são eles que conferem a resistência necessária para sua obra.
Abaixo segue uma tabela de classificação e a indicação de uso para cada granulometria da brita.


Na prática, a Brita 1 é a mais utilizada na construção e compõe concretos que são usados em obras de grande porte, como: prédios, pontes e espaços comerciais, principalmente em elementos estruturais do tipo Pilares, Vigas e Lajes.
Nas fundações, onde as cargas da edificação são mais concentradas, é comum a utilização de britas com graduação Brita 2.
Britas acima da graduação Brita 2, são usadas principalmente em obras de aterramento, instalação de drenos e nivelamento de linhas férreas. Além disso, é usada para reforçar o subleito de rodovias em que há tráfego intenso.
E como fica esse material na obra?
Local: em baias planas, cercadas próximas ao portão de materiais. Caso o local seja descoberto, devem ficar sob cobertura de zinco ou lona plástica.
Prazo: sem restrições.
Orientações: evitar contato direto com o terreno, que deve de preferência ser pavimentado e apresentar contenções laterais para evitar escoamento devido à chuva.
Espaço: para 10 m³ de areia ou brita, com altura de 80 cm, o espaço deve ser de cerca de 12,5 m².
Eng. Cassiano Zago
Comments