Cal
- cassianozago
- 7 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de jun. de 2019
Cal é um pó branco utilizado como aglomerante na construção civil para a preparação de argamassas de assentamento de tijolos e preparação dos processos de pintura.
Aglomerante, nada mais é do que um material que ajuda a "colar" outros materiais formando assim uma estrutura.

Do ponto de vista da Química, a Cal é um produto resultante da calcinação do carbonato de cálcio (CaCO3). Ou seja, quando CaCO3 é aquecido, o gás carbônico (CO2) é desprendido da molécula formando a cal virgem (CaO). Após isso, é feito um processo de hidratação da cal virgem formando o Hidróxido de Cálcio ( CaCO3 + Água = Ca(OH)2 ). Esse é o produto denominado Cal hidratada (ver foto ao lado).
Sua aplicação na construção civil se dá principalmente em argamassas para assentamento de tijolos e revestimentos de parede. Este fato é devido a algumas características da cal como as relativas à trabalhabilidade e durabilidade da argamassa.
De forma prática, abaixo seguem alguns traços para argamassas com a utilização da cal.
Emboço: 1:2:8
Reboco: 1:2:9
Assentamento de tijolos: 1:2:9
Assentamento de tijolos (mais econômico): 1:0,5:6
Assentamento de azulejos: 1:1,5:4
O traço é composto por Cimento: (C), Cal (c) e Areia (a) - C:c:a
Com relação a quantidade de água, é recomendável uma porção de 0,65 a 0,70 da quantidade de aglomerante (Cimento + cal).
Seguem abaixo as vantagens para a utilização da cal:
Aumento da plasticidade: Dessa forma, fica mais prática a utilização da argamassa, trazendo bons resultados no rendimento e, consequentemente, reduzindo a mão de obra para sua aplicação.
Retenção de água: A cal endurece em contato com o ar, logo a água que está na composição da argamassa irá reagir apenas com o cimento, evitando assim a formação de fissuras pela retração da massa.
Durabilidade: Com sua utilização, é possível evitar a proliferação de fungos e bactérias, que por sua vez diminui a vida útil da argamassa.
No entanto, a utilização da cal em argamassas não é obrigatória. Neste caso existem opções alternativas para substituí-la. Mais precisamente, estamos falando dos aditivos. Mas cuidado, o uso deve ser na dosagem correta (e pequena) para não gerar problemas na argamassa. Para isso, é importante seguir as recomendações do Engenheiro e do fabricante para sua utilização.
Eng. Cassiano Zago
Comments