Cimento Portland
- cassianozago
- 23 de mar. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 25 de jun. de 2019
Conhecido mundialmente como cimento Portland, e nacionalmente apenas como cimento, ele é o aglomerante mais utilizado na construção civil.
Mas porque esse nome? A denominação cimento Portland é decorrente da semelhança do cimento fabricado industrialmente com a pedra de Portland, que é um calcário extraído em Dorset, na Inglaterra.
O cimento Portland é fabricado com calcário, argila, gesso e outros materiais denominado adições.

Embora suas principais matérias-primas - o calcário e argila - estejam disponíveis na natureza, a fabricação do cimento exige grandes e complexas instalações industriais.
O processo de fabricação consiste basicamente na extração do calcário da jazida (mina), com o auxílio de máquinas e explosivos, seguindo-se sua britagem e mistura com a argila.
Essa mistura passa por um moinho, onde é reduzida a pó, a seguir, por um grande forno rotativo, onde é "cozida" a aproximadamente 1450 graus, transformando-se em pelotas duras, do tamanho de bolas de gude (clinquer).
Finalmente, esse clinquer é moído e misturado ao gesso e outras adições resultando no cimento Portland, ou apenas cimento.
Classificação do cimento:
CPI - Cimento Portland Comum
CPII - Cimento Portland Composto
CPIII - Cimento Portland de Alto Forno
CPIV - Cimento Portland Pozolânico
CPV - Cimento Portland de Alta Resistência Inicial
Como cuidados, o consumidor deve te o cuidado de não comprar cimento estocado há muito tempo, pois a umidade do ar age sobre o produto "empedrando-o", isto é, tirando sua capacidade cimentícia.
Fonte: Guia das Argamassas nas Contruções - Construindo para sempre com Cal Hidratada.
Eng. Cassiano Zago
Commentaires